Lampião, o rei do cangaço (1937)

Sinopse:

Sinopse: O filme conta a história de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, que liderou um bando de cangaceiros através dos estados do nordeste do Brasil, e que era respeitado e considerado um herói pelos pobres locais.

Contexto:

Registro documentais do Benjamin Abrahão. Material filmado pelo mascate de alcunha afirmada na frase anterior, tivera a contenda de acompanhar o cangaceiro Lampião e seu bando nos idos de 1936-37. Benjamin que era conhecido de Padre Cícero, conseguira através deste contato – no qual Lampião amplamente respeitava e era devoto – e nisso partira na empreitada afim, de registrar o que fosse de seu interesse. Na intenção de manter um registro documental do dia a dia do bando o material aborda desde peripécias comuns (andanças diversas, danças, montagem de acampamento, caças e derrubadas de bois), à momentos posados ao registro daquilo que o Rei do Cangaço permitisse e da forma na qual ele queria ser visto. O próprio Benjamin Abraão também é projetado em tela, onde acredita-se que fora a mando do próprio Lampião, o que talvez até signifique uma fabulação proposta noutras obras sobre Cangaço – como em Baile Perfumado (1997), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira – que o cangaceiro temia ser morto por armas e arapucas e por não conhecer uma câmera teria pedido ao dono da mesma para ficar na frente da própria. E nesse clima se montava os percalços em processo para a feitura deste material. Lampião se permitia ser visto sempre de maneira altiva como uma autoridade (armado, distribuindo pagamentos em dinheiro, dando ordens, fazendo o bando andar) respeitada e temida e quando possível, culta. Com direito também a diversas encenações, com em desfiles de cangaceiros e cangaceiras armados, com a participação do já citado Lampião e outros nesta aparição e noutras nessa fita, figuras como Maria Bonita, Corisco e Dadá. A perda do material no Estado Novo (modo de governo de Getúlio Vargas de 1937 a 1945), que ficara apreendido por décadas devido ao receio do estado na divulgação de imagens de lideranças locais armadas que propiciassem quaisquer tipos de ameaças para o governo vigente. De qualquer maneira eis aqui um registro importante e sagaz de um período histórico brasileiro marcado por descaso governamental, seca, violência e estratégias diversas de brutalidade e sobrevivência.

Por Ted Rafael

Assista ao filme: